• Mercado de Trabalho

    Com a abertura do mercado para os produtos importados, na década de 90, a indústria têxtil brasileira enfrentou anos de retração. Porém, no longo prazo, houve uma modernização do setor e maior profissionalização das indústrias – que antes eram familiares – aumentando a demanda por profissionais como o engenheiro têxtil, que se tornaram poucos no mercado devido ao pequeno número de graduados nessa área. Assim, o mercado encontra-se promissor e necessita de profissionais em diversas regiões do país, com destaques para as regiões Norte e Nordeste, devido o crescimento no setor de estofamento para a indústria automobilística e investimentos em pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas fibras – como a do coco, por exemplo. No Sul, as empresas de malharia são pontos fortes e no Sudeste, principalmente no interior de São Paulo, a produção de tecidos e as confecções estão em alta.

    O que você pode fazer

     

    Pesquisa e desenvolvimento de novas Tecnologias

    Criar fibras e fios sintéticos para substituir o algodão ou para compor novos tecidos. Desenvolver produtos, como fios e tecidos, para a indústria. Elaborar blendas e stents  para área biomédica.

    Processos industriais

    Acompanhar as etapas de produção e implantar novas tecnologias e processos de tinturaria. Projetar fábricas, equipamentos e dar manutenção a máquinas de fiação, tecelagem, malharia, confecção e beneficiamento de fibras, fios e tecidos.

    Projetos

    Planejar, instalar e ampliar fábricas têxteis. Criar máquinas e equipamentos utilizados nessas indústrias.

    Design e Moda

    Elaborar padronagens e cartela de cores, Pesquisa de tendências e materiais, planejamento e desenvolvimento do produto, direcionamento de coleções, dentre outros.

     

    Nenhum comentário
    admin
    dia 30 de outubro de 2011